terça-feira, 27 de maio de 2008

Livre Arbítrio ( Parte 1 )

por Ivan Tadeu Gomes

Antes de qualquer coisa, tentemos entender o que vem a ser o Livre Arbítrio:

“Nós, como seres humanos que somos, temos a faculdade do pensamento racional. E com a razão, vem a compreensão do certo e errado, correto? Logo, devido nossa faculdade do raciocínio, temos a capacidade de escolher.

Escolha!

Palavra que define o livre arbítrio. Você escolhe seus amigos; se vai estudar ou ficar de bobeira na internet; se vai ser um engenheiro ou vai virar hippie e ir viver em uma sociedade alternativa.

Por que tantos exemplos?

Para que você perceba como a sua vida se baseia nas suas escolhas. Desde a cor a sua roupa como ao rumo da sua vida: você é o reflexo das suas escolhas!

Entenda a complexidade, a responsabilidade e a benção que o livre arbítrio nos proporciona. Sem ele, seriamos máquinas, um robô super inteligente, mas sem a menor autonomia. “

Enfim! Cheguei onde queria!

Segundo Emmanuel (mentor de Chico Xavier), nossa única missão é evoluir, melhorar-nos. Buscar a cada dia chegar mais perto de Deus, nosso amado pai. Mas vem cá...

Máquinas evoluem? Ou melhor, máquinas se “auto-melhoram”?

Tomemos um exemplo mais concreto

O computador.

O computador é uma máquina, certo? Uma máquina que tem o homem como seu criador. Digamos que seu computador esta defasado, obsoleto, ultrapassado. Então você vai lá e troca suas peças. Força-o a evoluir. Você o evolui.

O que quero transmitir com essa apologia, é o raciocínio de que, sem o livre arbítrio, nós não evoluiríamos por conta própria, como assim o fazemos. Essa é uma das vitais importâncias do livre arbítrio, da liberdade de escolha.

Se erramos ou acertamos, aprendemos de qualquer jeito.

Tendo compreendido isso, somado com o conhecimento da pluralidade das existências e da justiça divina, temos que, tudo que somos ou o que passamos, é resultado das nossas escolhas, boas ou más. E, desse modo, nunca podemos culpar nosso Pai Maior pelas dificuldades pelas quais passamos.

E quando chegamos lá, no grau maior que estamos buscando (a Perfeição), seremos os reais merecedores do status que alcançamos. Pois, o caminho que tomamos para chegar lá, foi traçado por nós mesmos.

Então só depende de nós o comprimento e a intensidade do caminho que iremos percorrer. Pois, queremos ou não, todos chegarão lá, mas dia, menos dia.

Fim da Parte 1

Obs1: Este texto foi todo baseado no entendimento sobre a leitura do “O Livro dos Espíritos”, onde os Espíritos da Verdade respondem as perguntas de Allan Kardec. Logo, procurando a veracidade ou maiores informações, busque no Livro dos Espíritos. O Livre arbítrio está mais precisamente entre as perguntas 843 à 850.

Obs2: Comentarei sobre o Livre Arbítrio divididamente em parte, já que não ficaria bem elucidativo espremendo em um único texto, e a leitura seria bastante cansativa. Enfim, vamos à discussão.

Ivan Tadeu Gomes.

10/05/08

2 comentários:

Dimitry disse...

Ola grande Ivan!
Inicialmente, gostaria de lhe parabenizá-lo pela boa vontade que esta tendo de pesquisar, estudar e preparar esse conteúdo.
Realmente, a idéia é de todos participarem, para que esse espaço seja nosso mural, onde possamos expor o que estamos vivenciando na vida e na doutrina. Mostrar que os jovens espíritas estão ai e não estão de brincadeiras, fazemos sim parte, e temos muita vontade e força para o trabalho. E para isso, indispensável é o conhecimento.
Tenho certeza que quem mais aprendeu sobre livre arbítrio dentre todos foi você, pois sabe Deus quanto você esta lendo e pesquisando para se sentir confiante de escrever algo.
Mais uma vez, parabéns.
Quanto ao tema...
Realmente, livre arbítrio é algo de grande importância, pois todos nós o temos. Porem, muito poucos sabem como utiliza-lo e qual é o seu mecanismo. Toda vez que reclamamos de algo ( e como gostamos de reclamar, não? ), e reclamamos de um problema na sociedade, reclamamos na verdade de um, ou um conjunto de livre arbítrios mau utilizados.
Muitos dizem viver na onda dos acontecimentos, como se não tivessem autonomia de controlar a própria vida. Mera ilusão, muitas vezes covardes que não aceitaram a responsabilidade da vida, do livre arbítrio. Pois o livre arbítrio nos torna responsáveis. E assim, adquirimos responsabilidades positivas, quando bem empregado, e responsabilidades negativas, quando agimos fora das leis da natureza.
Temos outro grande problema. Os "dominadores de livre arbítrio". Quantos não são os dominadores, que tantas e tantas consciências dominam através de palavras que ludibriam, conquistam e corrompem. Muitas vezes fazemos isso inconscientemente. Devemos sempre vigiar nossos atos. Jamais interferir no livre arbítrio de alguém, pois sabemos como é ruim ter o nosso alterado.
Lembrando sempre, que nunca um bom espírito dará comunicações que interfira no livre arbítrio de alguém. Eles sempre sugerem, indicam, mas deixa a opção e seguir toda para nós, para não nos retirar nosso mérito de, por livre e espontânea vontade, ter escolhido o caminho do bem.
Para concluir, o livre arbítrio é algo por todos conhecido, porem por muito poucos compreendido. A Doutrina Espírita por sua vez, vem libertar consciências do cárcere por nós mesmo construídos pelos nossos vícios e idéias dogmáticas adquiridas em encarnações pregressas. Vem dar total liberdade ao ser humano, nos elevando da turba dos seres animalizados, elevando o ser humano a característica de um ser espiritual, consciente de si mesmo e com total liberdade de que merece um filho de Deus.
Abraços a todos!
Dimitry Fernandes.

Anônimo disse...

Pra variar, um esplanação muito boa, meu querido!
Agradeço os elogios, mas saiba que faço o que faço não em busca de elogios, mas querendo sempre aprender mais. E aprender colocando meu hobby em prática, é juntar a fome com a vontade de comer xD
Fica muito prazeroso e edificador.
Agradeço à vc, à doutrina, à todos os espíritos que nos auxiliam, à Jesus e à Deus por essa oportunidad maravilhosa que me é dada. E que eu saiba angariar os beneficios e alucidar à todos.

Felicidade para nós!

Ah! E sobre seu comentário acerca do Livre arbítrio, eu assino embaixo! hehe